Como evitar o mau cheiro nos ar condicionado ? E as bactérias no ar condicionado automotivo!

O ar condicionado automotivo é um recurso muito apreciado por motoristas e passageiros durante os dias quentes , e hoje em dia e uma necessidade devido as mudanças climáticas . No entanto, alguns problemas podem surgir ao utilizá-lo, como o acúmulo de folhas na caixa de ar e a formação de colônias de bactérias no evaporador e o cheiro ruim no ar-condicionado de vinagre, ou cheiro de chulé ou mofo. Neste artigo, abordaremos as causas desses problemas e forneceremos dicas sobre como evitá-los.

Um dos problemas comuns enfrentados pelos proprietários de veículos é o acúmulo de folhas na caixa de ar, ou ate mesmo pelos de animais e cabelos. Quando esse corpos estranhos entram dentro da caixa , elas podem apodrecer e liberar odores indesejados. Isso geralmente ocorre em veículos estacionados embaixo de árvores. Para evitar esse problema, contudo recomendamos estacionar o veículo em áreas livres de árvores ou utilizar capas protetoras para impedir que as folhas entrem no compartimento do motor.

Como evitar o Cheiro ruim no ar-condicionado

Onde a acumulo de bactérias?

Outra questão relacionada ao ar condicionado automotivo é a formação de colônias de bactérias no evaporador. O evaporador é uma região favorável à proliferação de bactérias devido às condições quentes e úmidas . Infelizmente, esse problema é difícil de evitar, pois está relacionado à própria condição do sistema de ar condicionado. Para minimizar o risco de crescimento de bactérias, é importante realizar a higienização regular do sistema de ar condicionado,  em alguns casos e necessários realizar uma limpeza profunda do sistema por meio de uma lavagem de caixa e limpeza profunda dos dutos.

Como evitar maus odores dentro do carro?

Para manter o ar condicionado automotivo livre de odores desagradáveis e bactérias, orientamos adotar medidas preventivas. Evitar estacionar sob árvores para reduzir o acúmulo de folhas na caixa de ar e realizar a higienização regular do sistema são passos importantes, o recomendadas . Além disso, recomendamos procurar por profissionais, nos da JP AR COND AUTO BH indicamos essas medidas que contribuirão para um ambiente mais agradável e saudável dentro do veículo.

Odores desagradáveis vindos do sistema podem não ser necessariamente um dos defeitos mais comuns no ar-condicionado do carro. Porém uma sugestão é, antes de levar à oficina, ligar o aquecimento do equipamento na temperatura e velocidade máximas por, pelo menos, 10 minutos. Isso pode dar fim ao cheiro ruim no ar-condicionado. Essa prática, por sinal, está prevista no manual do proprietário de muitos automóveis.

Quando fazer as revisões e limpezas 

  • 6 meses ou 10.000 km | Limpar ou Trocar Filtro de Cabine | Um filtro limpo melhora a qualidade do ar na cabine, prevenindo alergias e assegurando uma respiração saudável.
  • | 24 meses ou 40.000 km | Realizar Limpeza Profunda do Sistema e lavagem de caixa | Evita o acúmulo de sujeira e bactérias, mantendo a qualidade do ar e prevenindo odores desagradáveis.

Marque seu horário ou receba seu orçamento grátis click aqui 

Enviar uma mensagem
Solicite seu orçamento gratis
Olá 👋
Quer um orçamento gratis ?